Notícias

A- A+

Unimed Maceió conquista avaliação positiva no Reclame Aqui

03/2018

A Cooperativa conquistou o índice “Bom” para o período de 12 meses, com 100% das reclamações atendidas

A Unimed Maceió conseguiu a melhor avaliação na série histórica do Reclame Aqui, site especializado em pesquisa de reputação das empresas e que tem como base opiniões de consumidores de todo o Brasil. A Cooperativa conquistou, pela primeira vez, o índice “Bom” para o período de 12 meses, com 100% das reclamações atendidas. Os outros níveis para avaliação positiva são “Ótimo” e “RA 1000” e para negativas “Não recomendada”, “Ruim”, “Regular”. 
 
Confira na entrevista de Mírian Magda, Supervisora de Relacionamento, como a Unimed Maceió obteve essa performance positiva e a importância da avaliação com status de “Bom”.
 
Qual a importância de relacionar-se bem com o cliente?
Em 2014, participamos do Encontro Nacional de Relacionamento com o Cliente, realizado em São Paulo pela Central Nacional Unimed. Tivemos um painel com participação do Sr. Maurício Vargas, fundador e presidente do site Reclame Aqui. Vargas destacou que as empresas devem se moldar ao novo perfil de cliente, sempre conectado e ansioso por respostas. Para ele, oferecer apenas o Call Center como canal de comunicação com a empresa é pouco. “Hoje o investimento deve ser na Internet. Chats, perfil no Facebook, e-mails e até Whats App. Os clientes do futuro dificilmente usarão o 0800”. 
 
Como esse aprendizado foi incorporado à Unimed Maceió?
Nesse contexto, trouxemos para a Unimed Maceió um olhar diferente no que se refere à capilaridade como diferencial competitivo em um mercado cada vez mais exigente. Implantamos o monitoramento do Reclame Aqui e estabelecemos a meta de atender 100% das solicitações em até 72 horas. 
Além disso, mediante uma parceria entre a área de Atendimento ao Cliente e a Assessoria de Comunicação e Marketing, conseguimos criar uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram, ações que possibilitaram que a nossa Unimed tivesses condições de monitorar, tratar e responder de forma adequada eventuais interações negativas postadas nestas redes, além de possibilitar a divulgação de campanhas publicitárias e dicas de saúde. Estar onde o cliente está é a regra do jogo para quem pretende se manter vivo no mundo corporativo.
 
Qual a importância de uma avaliação positiva no Reclame Aqui?
Diariamente, antes de adquirir algum produto ou serviço, mais de 600 mil pessoas pesquisam a reputação das empresas no site Reclame Aqui. Até dezembro de 2014, a Unimed Maceió não tinha nenhum tipo de tratamento para as reclamações publicadas neste site, fato que conferiu a Unimed Maceió o título de empresa “Não recomendada”, a pior avaliação de uma escala em seis níveis. 
Ao longo dos anos, oscilamos entre a classificação “Ruim” e “Regular” e hoje, a Unimed Maceió atingiu a classificação de “Boa” reputação perante a opinião pública, sendo uma das mais bem avaliadas operadoras de grande porte do Brasil. Nosso objetivo sempre será aperfeiçoar os processos, tornando-os menos burocráticos e mais racionais.