Notícias

A- A+

Mais saúde, menos câncer

10/2017

Especialista alerta: sobrepeso e obesidade podem aumentar risco da doença

Assessoria de Comunicação - Unimed Maceió Dra. Evanir da Paixão destaca a importância de hábitos saudáveis para prevenir o câncer

Dra. Evanir da Paixão destaca a importância de hábitos saudáveis para prevenir o câncer

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a disseminação da epidemia de obesidade, ocorrida nos últimos 20 anos, contribuiu também para o aumento atual do número de casos de tumores malignos e desenvolvimento de câncer. Vários mecanismos podem estar relacionados, porém, até agora, não se chegou a um único fator desencadeador do problema. Uma possibilidade é que a doença esteja ligada à produção de hormônios em células de gordura, especialmente o estrogênio, que serve de “alimento” para as células cancerígenas.

A ginecologista da Unimed Maceió, Dra. Evanir Toledo Lima da Paixão, destaca a importância do estilo de vida, como a adoção de uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e diminuição do consumo de álcool e do estresse, que são grandes oportunidades para reduzir o risco de desenvolver a doença.

“As mulheres obesas têm uma chance 40% maior de desenvolver câncer ao longo da vida, na comparação com as mulheres com peso considerado saudável. O controle alimentar deve ser iniciado ainda na fase intrauterina, por isso a importância da orientação nutricional das gestantes. Na verdade, é fundamental manter-se em dia com a saúde e alimentação”, explica Dra. Evanir Toledo Lima da Paixão.