Notícias

A- A+

#Partiuférias!

01/2018

Período é essencial para desenvolver habilidades motoras, sociais e emocionais pouco estimuladas durante o ano letivo

Assessoria de Comunicação - Unimed Maceió Dra. Silvana Fragoso Silva Gomes aconselha os pais a estimular brincadeiras e jogos ao ar livre

Dra. Silvana Fragoso Silva Gomes aconselha os pais a estimular brincadeiras e jogos ao ar livre

Depois de um ano dedicado aos estudos, chegou a hora das tão esperadas férias de verão. É tempo de deixar os cadernos de lado e brincar à vontade, porém, os pais precisam redobrar a atenção com os pequenos para evitar acidentes, além de investir em atividades lúdicas e educativas. Conversamos com a pediatra Dra. Silvana Fragoso Silva Gomes, cooperada da Unimed Maceió, sobre as brincadeiras e cuidados que os pais devem ter com os filhos durante as férias.
 
“O ideal é que nas férias não exista um planejamento rígido e que as coisas aconteçam naturalmente. É importante conciliar o período de recesso dos pais com as das crianças e também mesclar um tempo com outros familiares e amigos. Os pais devem estimular brincadeiras e jogos ao ar livre, para promover um desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Além das brincadeiras, também é fundamental atentar para cuidados com utensílios domésticos, materiais de limpeza, janelas e piscinas, para evitar acidentes”, explica Dra. Silvana Fragoso Silva Gomes.
 
Veja as dicas para ter férias seguras
 
• É importante não deixar as crianças entrarem sozinhas em piscinas e praia, pois o risco de afogamento é grande.
 
• Detergentes e materiais de limpeza apresentam líquidos em cores chamativas, por isso, é importante evitar seu acesso às crianças, que podem se sentir atraídas para ingeri-los.
 
• Vale lembrar que é prejudicial a exposição excessiva ao sol. Deve-se sempre utilizar o protetor solar e evitar o horário das 10h às 15h.
 
• Os pais também precisam ter cuidado com a alimentação da criança e a ingestão de líquidos, para evitar a desidratação.
 
• Incentive a criança a deixar o computador de lado, proponha brincadeiras ao ar livre, que estimulem o físico e a mente.