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Dicas para uma vida mais saudável e equilibrada em 2018

12/2017

Estado de completo bem-estar físico, mental e social, que transcende a ausência de doenças. A partir dessa definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Unimed Maceió não apenas trabalha pela cura e controle de doenças, investindo na promoção da saúde de seus beneficiários e da população em geral. Nesta época propícia a resoluções, o Viver Bem – Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Maceió, cuja equipe multidisciplinar é coordenada pela Dra. Taciana Albuquerque, sugere algumas reflexões e práticas bem-vindas em 2018:
 
Suando com prazer
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda que a prática de atividade física deva ocorrer cinco vezes na semana, por 30 minutos, no mínimo. Imagine usar esse tempo fazendo algo desagradável? Escolha uma atividade que lhe dê PRAZER, adequada à sua CONDIÇÃO DE SAÚDE. Aproveite a natureza de sua cidade e faça exercícios ao ar livre. Como em todas as áreas ligadas à saúde, procure a orientação de um profissional. E lembre-se que esse tempo recomendado pela SBC pode ser distribuído de outras maneiras ao longo da semana, de acordo com suas possibilidades.
 
Com saúde e sem mágica
Alimentar-se bem não é sinônimo de fazer dieta, muito menos aderir a modismos para emagrecer. CONHECER os alimentos permite aprender a ter prazer em comer algo NUTRITIVO e SABOROSO. E lembre-se que não existem fórmulas mágicas. O principal é trabalhar a MENTE para uma mudança de hábitos.
 
O controle é seu, assuma
Quem está no controle da sua vida? Quem é o responsável pela sua qualidade de vida? É mais do que hora de parar com as desculpas e perceber que essa pessoa é você mesmo. DESCUBRA o que lhe motiva a seguir em frente e a MUDAR, pois foco, força e fé sem ação não bastam. Assuma o controle!
 
No balanço das horas
Reflita como tem distribuído seu TEMPO diário com trabalho, família, descanso, compromissos e, principalmente, como tem APROVEITADO o tão escasso tempo LIVRE. Será que, ao invés de utilizá-lo para o lazer, não está apenas gastando com o mundo virtual ou acumulando mais e mais informação? Priorize um tempo para relaxar e se desconectar.
 
Respire fundo
Dentro de seu tempo livre, RESERVE dez minutos diários, ESCOLHA um local acolhedor e RESPIRE. Não apenas inspire e expire: respire calmamente, busque o EQUILÍBRIO, sem censura ou julgamento. Nesses momentos, “saia” do seu estado atual e visualize-se no estado DESEJADO. Esse exercício diário lhe trará mais SEGURANÇA emocional para cuidar de si mesmo.
 
Acredite
Vários estudos apontam os benefícios do exercício da espiritualidade para a saúde e a vida como um todo, seja ela ligada ou não a uma vivência religiosa. Atualmente, o bem-estar espiritual vem sendo considerado mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais. Viva sua crença!