Notícias

A- A+

Medicamentos de uso contínuo não devem “tirar férias”

01/2018

É importante ficar atento ao armazenamento dos remédios, pois alguns não podem ficar a expostos ao sol

Dra. Kátia Macário Santos Quintiliano: "É importante seguir o tratamento prescrito pelo médico durante o prazo que ele determinar”

Dra. Kátia Macário Santos Quintiliano: "É importante seguir o tratamento prescrito pelo médico durante o prazo que ele determinar”

Nem sempre é fácil guardar na memória a hora certa de tomar um medicamento de uso diário, ainda mais, durante viagens e férias. A médica de família e comunidade da Unimed Maceió, Dra. Kátia Macário Santos Quintiliano, explica os cuidados com a ingestão de medicamentos para doenças crônicas, de uso contínuo.
 
“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 60% dos pacientes com diabetes e menos de 40% dos pacientes hipertensos seguem as prescrições, por exemplo. É importante seguir o tratamento prescrito pelo médico durante o prazo que ele determinar”. 
 
Por isso, antes de viajar, é fundamental organizar com antecedência o nécessaire de medicamentos, além de atentar para o armazenamento dos remédios, pois alguns não são indicados para a exposição ao sol.  “A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser consultada com o médico, uma vez que alguns medicamentos podem causar reações ao ser associados com álcool”, orienta Dra. Kátia Macário Santos Quintiliano.