Notícias

A- A+

Perigo à vista

09/2017

Especialista destaca importância da prevenção da retinopatia diabética

Dr. Alberto Antunes, oftalmologista da Unimed Maceió: “A prevenção é o melhor caminho"

Dr. Alberto Antunes, oftalmologista da Unimed Maceió: “A prevenção é o melhor caminho"

Os olhos, assim como as demais partes do corpo, precisam de atenção e prevenção para se manterem saudáveis. Quem tem diabetes deve redobrar  os cuidados, para evitar doenças como a retinopatia diabética. 

O excesso prolongado de açúcar na corrente sanguínea altera a permeabilidade dos vasos, possibilitando o extravasamento de sangue e fluidos no fundo do olho. O oftalmologista cooperado da Unimed Maceió, Dr. Alberto Antunes, destaca como prevenir o problema, que afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

A retinopatia diabética é uma doença silenciosa e que pode causar hemorragia intraocular e até mesmo cegueira, por descolamento da retina. “A prevenção é o melhor caminho. Todo diabético precisa fazer anualmente uma visita ao oftalmologista. Essa periodicidade pode mudar, caso se descubra alguma alteração no exame de fundo de olho. Atualmente, já se consegue detectar o início da doença, antes mesmo de o paciente apresentar sinais de retinopatia no exame de fundo de olho. A melhor forma de prevenção é o controle glicêmico, a prática de exercícios físicos e o controle de comorbidades, como a hipertensão arterial”, explica.