Notícias

A- A+

Especialista destaca a importância da hidratação na época mais quente do ano

12/2017

Dra. Andréa Tatiane Oliveira da Silva explica a importância da hidratação, principalmente no verão

Dra. Andréa Tatiane Oliveira da Silva explica a importância da hidratação, principalmente no verão

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo, fonte de sais minerais que ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e age como um transporte de nutrientes.
 
Porém, diariamente, perdemos esse líquido em diversos momentos, através do suor, urina, fezes e, até mesmo, durante a respiração. Dra. Andréa Tatiane Oliveira da Silva, clínica médica, cooperada da Unimed Maceió, explica a importância da hidratação, principalmente na estação mais quente do ano, o verão.
 
É importante criar o hábito de ingerir líquidos, mesmo quando não se está com sede. A água ainda é a melhor opção de hidratação. Ter sempre uma garrafinha por perto pode ser uma boa estratégia. Além de água, pode-se ingerir suco de frutas, frutas naturais, chás gelados e água de coco.
 
“A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável, o que equivale a de oito a dez copos ao dia. Entretanto, essa quantidade varia de acordo com as características de cada indivíduo, condições climáticas e prática de atividade física, principalmente. O cuidado deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes. Devemos ficar muito atentos com as crianças e idosos, que são mais propensos às desidratações, pois possuem mecanismo de estímulo da sede menos eficiente”, recomenda Dra. Andréa Tatiane Oliveira da Silva.