Notícias

A- A+

No Dezembro Laranja, um alerta sobre o câncer de pele

12/2017

Prevenção é palavra de ordem quando se trata de câncer de pele. No Brasil é o tipo mais frequente e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou o “Dezembro Laranja”.
 
Dermatologista e médica cooperada da Unimed Maceió, Dra. Mirela Borges alerta para a alta incidência da doença no Brasil – são 176 mil novos casos por ano. “O câncer de pele pode levar à morte, por isso a importância de proteger a pele. Os cuidados devem começar ainda na infância, já que os efeitos do sol são cumulativos”, explica a dermatologista.
 
E quanto mais proteção, melhor. A especialista diz que, além do filtro solar, é importante usar chapéus, bonés e camisas com fotoproteção. “Devemos evitar a exposição aos raios solares das 10 horas às 14 horas, proteger bem as crianças, aplicar o filtro solar 15 minutos antes de sair ao sol e lembrar de reaplicá-lo após 3 ou 4 horas”, recomenda Dra. Mirela Borges.