Notícias

A- A+

Aposentadoria e plano de saúde: você conhece as regras?

12/2017

A aposentadoria traz providências e mudanças de ordem prática, como as relacionadas à manutenção do plano de saúde empresarial

Após a aposentadoria, o beneficiário tem 30 dias para optar pela manutenção do plano de saúde e informar à Unimed Maceió

Após a aposentadoria, o beneficiário tem 30 dias para optar pela manutenção do plano de saúde e informar à Unimed Maceió

A questão da aposentadoria está no centro das discussões dos brasileiros, nos últimos meses. Considerado um momento significativo de transição para uma nova etapa da vida, a aposentadoria traz também providências e mudanças de ordem prática, como as relacionadas à manutenção do plano de saúde empresarial, por exemplo.
 
A Unimed Maceió esclarece que, segundo normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o beneficiário do plano de saúde coletivo empresarial que se aposenta tem direito a manter o plano oferecido pela empresa SE CONTRIBUIU mensalmente para o pagamento do plano contratado a partir de 1999.
 
Após a aposentadoria, o beneficiário tem 30 dias para optar pela manutenção do plano de saúde e informar à Unimed Maceió. O pagamento passará a ser do valor integral, via boleto, podendo manter todos os familiares já vinculados ao plano e ainda incluir novos dependentes.
 
O período de permanência no plano da empresa, após aposentado, é proporcional ao tempo em que o beneficiário ficou vinculado e contribuiu com o pagamento do plano, se esse período for inferior a 10 anos.
 
Por exemplo: o trabalhador ficou cinco anos pagando pelo plano e poderá ficar por cinco anos após se aposentar. No caso dos trabalhadores que contribuíram com o plano por 10 anos ou mais, a permanência após a aposentadoria é por tempo indefinido, enquanto a empresa mantiver o plano de saúde para os empregados ativos. Para mais informações: www.ans.gov.br.