Dicas de Saúde

A- A+

Mudança de hábitos pode prevenir o estresse

Os hábitos de vida devem ser alterados para evitar os malefícios do estresse. A saúde física e emocional precisa ser fortalecida para garantir uma vida mais saudável

A correria do dia a dia e as responsabilidades com o trabalho e a família são consideradas as principais causas do estresse. A primeira coisa que devemos tomar consciência é a importância da mudança no estilo de vida. É necessário adotar uma mudança global, que inclui o modo como você vai encarar seus problemas: se vai encará-los brigando e agredindo, ou tentando resolvê-los.
Isso já é um grande passo que fortalece o lado emocional. Já no lado físico é necessário melhorar a alimentação, aumentar as horas de sono e praticar exercícios. Esse conjunto de fatores leva a uma diminuição do estresse nos indivíduos.
Existem dois tipos de estresse. O agudo, que é pontual, quando você perde um familiar, ou pessoa próxima, uma coisa temporária. E aquele crônico, que acontece com o não cumprimento dos fatores já citados. Nesse caso, o estresse pode levar a doenças como espasmos nas coronárias, infarto, herpes, baixa na imunidade. Então, o organismo, para equilibrar isso, começa a produzir adrenalina e cortisol, e isso cronicamente vai levar a pessoa a ter outros problemas, mais cedo ou mais tarde. Tudo só depende do jeito que você vai encarar as coisas.